O projeto horta radix relata o compartilhamento de experiências em sala de aula - ao ar livre - da Unidade integrada municipal Gentil Frazão. A propagação de atividades ocorridas vivenciadas com os alicerces de teoria, através da prática em quintais e sistemas como meios de ensino. Trata-se dos cuidados com a horta como fonte interdisciplinar. A opção pedagógica é pelo mecanismo de ensino-apredizagem ativo, integrador e colaborativo. Os discentes que se envolveram e no processo descobriram a natureza, o plantio e o cultivo, a agricultura urbana, a produção e o preparo do alimento que media grande parte das relações humanas em diferentes contextos, inclusive no ambiente escolar.
As atividades com a terra e o meio instruem o desenvolvimento de modo direto e indireto, o foco, a determinação, a visão holística, a percepção do próprio corpo, e uma organização do tempo e do tempo. Com o andamento sequencial dos serviços, os alunos começaram a dar importância para os resultados.
Tal atividade estimula o amor pela natureza, e todos puderam participar (faxineiros, zeladores, cozinheiras, educadores, porteiros, gestores e familiares). Além disso, possibilita a abordagem de assuntos relacionados a diversidade de alimentos, impactos no meio e a exercitar uma lição que faz sentido, que traz a lucidez consciencial do que podemos fazer no presente.
Começamos escolhendo um lugar no terreno da escola. Escolhemos um local que achamos já havia plantado muitas coisas. Tiramos muito entulho dessa área, a terra não era ruim, mas sem preparo. Selecionamos garrafas de plástico e colorimos para, em seguida, servirem como proteção para canteiros.
A horta numa instituição permite o contato com a terra e o reconhecimento de pequenos seres que nela habitam. Além do mais, possibilita resgatar saberes de algumas pessoas mais antigas da família, muitas vezes desvalorizados, esquecidos.